A rede de arquivos da DGARQ – Direcção-Geral de Arquivos – , constituída por dois arquivos nacionais (Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Centro Português e Fotografia) e por 16 arquivos regionais, deu um novo passo rumo à inovação. O novo software DigitArq, permite a gestão simplificada e a otimização do trabalho num arquivo definitivo. Este novo software responde às necessidades atuais assegurando, entre outras funcionalidades, a descrição arquivística, a gestão de projectos de digitalização, a publicação Web de forma simples e gratuita, a navegação e a pesquisa.
A empresa KEEP SOLUTIONS, spin-off de base tecnológica da Universidade do Minho, é a responsável pela implementação, manutenção e suporte. Será ainda responsável pela migração de toda a informação legada para a base de dados do DigitArq.
Atualmente, a rede de arquivos da DGARQ detém cerca de 2,5 milhões de registos, aos quais pode aceder através de http://digitarq.dgarq.gov.pt/, e mais de 8 milhões de imagens.
O prémio Fernandes Costa, um reconhecimento atribuído pela Agência para a Sociedade do Conhecimento, veio certificar a utilidade do DigitArq como um projecto inovador e impulsionador da Sociedade de Informação.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…