Categories: Mobilidade

78% dos operadores já realizaram testes 5G, diz estudo

O estudo inquiriu 50 executivos de áreas de negócio e de áreas técnicas de 37 operadores de todo o mundo, que anunciaram publicamente que estão a trabalhar no 5G.

De acordo com o relatório, planos para monetização do 5G envolvem a migração dos subscritores do 4G para o 5G e a expansão para segmentos de mercados ligados às empresas e à indústria.  36% dos entrevistados indicaram que têm uma estratégia clara para abordar os segmentos da indústria com, o dobro do que se registou no relatório do ano passado. O planeamento do 5G este ano está mais uniformemente distribuído por segmentos especializados da indústria (58%), utilizadores empresariais (56%), e consumidores (52 %).

Os três principais setores da indústria que foram destacados pelos inquiridos foram os de media e entretenimento (69%), automóvel(59%) e transportes públicos(31%), mas muitos dos entrevistados classificaram também o setor dos cuidados de saúde, da energia e os serviços públicos, como os mais atrativos para as aplicações 5G. A grande maioria dos inquiridos acredita que a Internet das coisas desempenhará um papel importante, e que a colaboração com terceiros será essencial neste contexto.

No que diz respeito à monetização do 5G, 23% dos inquiridos acreditam que as receitas adicionais serão geradas sobretudo partir do crescimento da quota de mercado e pela migração dos subscritores do 4G. A terceira via, referida por 18% dos executivos é a expansão para os novos segmentos das empresas e da indústria.

“No estudo de 2016, 90 por cento dos inquiridos identificaram os consumidores como o segmento alvo dos seus planos de negócio para o 5G. Este ano, existe uma divisão equilibrada entre os três segmentos, com os operadores a encontrarem oportunidades não só no segmento de consumo, como também junto dos utilizadores empresariais e das indústrias especializadas”, afirma, em comunicado, Thomas Noren, responsável máximo pela área de 5G Commercialization na Ericsson.

O download do estudo completo está disponível aqui.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Vodafone vende cartões eSIM a bordo de aviões da TAP

Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…

2 horas ago

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

23 horas ago

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

2 dias ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

3 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

4 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago