77% dos consumidores evitam lojas físicas no final do ano
A Salesforce acaba de divulgar um estudo que revela que 77% dos consumidores evitam as lojas físicas durante o fim de ano e que, pela primeira vez, o tráfego de comércio eletrónico via plataformas móveis superou o realizado em desktops e tablets. Os relatórios “2016 Connected Shoppers Report” e “Q3 2016 Shopping Index” exploram atitudes, comportamentos e hábitos dos compradores atuais.
Os dados da Salesforce revelaram que 80% dos consumidores pesquisam os produtos antes de adquiri-los online e que há um aumento do tráfego dos sites proveniente das redes sociais (3,1%). Este
dado representa um aumento de 55% em comparação ao ano passado.
Outro dos destaques é que as opções de compra em plataformas móveis continuam a crescer, com 51% de todo o tráfego de comércio digital a ser proveniente de telemóveis em comparação aos computadores (40%) e tablets (9%).
“O comércio móvel permite que os consumidores pesquisem, reservem e comprem de qualquer lugar e a qualquer hora”, afirmou Rick Kenney, diretor de insights do consumidor da Salesforce Commerce Cloud. “Os principais lojistas devem acelerar a sua transição e aumentar investimentos em tecnologia móvel”, acrescentou.
As pesquisas concluíram, também, que grande maioria dos consumidores (77%) evita as lojas físicas durante as festas de fim de ano devido ao grande número de pessoas (55%), aos congestionamentos (33%) e à conveniência das compras on-line (29%).
Além disso, os compradores procuram melhores serviços sendo que mais da metade dos representantes da Geração Y concorda em partilhar dados relacionados com as suas preferências (56%) e gostaria que os comerciantes utilizassem os serviços baseados em localização (39%) para oferecer um melhor atendimento.
O “2016 Connected Shoppers Report” corresponde a uma pesquisa realizada pela Harris Poll que envolveu 4 mil consumidores dos EUA, Canadá e Reino Unido. Já o “Q3 2016 Shopping Index” é baseado nas atividades de compras de mais de 500 milhões de consumidores de todo o mundo, com dados provenientes de sites de e-commerce que utilizam a Salesforce Commerce Cloud.