O inquérito ‘A Uniplaces e os Estudantes em 2019’ contou com a participação de 4.121 respondentes oriundos de vários países, com destaque para as nacionalidades portuguesa, brasileira, italiana e espanhola. Cerca de 77% dos participantes são estudantes e 46% estuda fora da sua cidade de origem.
Os resultados do inquérito revelam que a oportunidade de experienciar uma cultura diferente é uma das principais motivações para se estudar fora, segundo 58% dos inquiridos, a par com a possibilidade de conhecer pessoas de todo o mundo (33%).
Quando questionados sobre o que é que sentem mais falta, 50% afirma que é a família, seguindo-se os amigos (14%), a comida (12%), e apenas 11% refere o/a namorado/a.
Para os estudantes, a cidade ideal para uma experiência de mobilidade deverá encontrar-se perto da praia(29%) ou ser uma cidade com uma vasta cultura e história (23%).
No momento de pesquisar informações sobre estudar ou viver fora, é nas Universidades que os estudantes maioritariamente procuram por informações (56%), seguindo-se as redes sociais (42%) e blogues (34%). Especificamente em relação a alojamento, os estudantes dão prioridade às plataformas de alojamento (47%) como a Uniplaces, seguindo-se a pesquisa no Google (32%) e em grupos de Facebook (13%).
O inquérito desenvolvido pela Uniplaces teve também o objetivo de percecionar a forma como os estudantes comunicam atualmente e qual a relação que têm com as redes sociais. De acordo com os resultados do inquérito, as aplicações mais utilizadas pelos estudantes são o Instagram (74%), seguindo-se o YouTube (64%), o WhatsApp (60%), o Facebook (55%) e o Messenger (31%).
Os participantes do inquérito revelaram também que a forma de comunicação preferencial é através do WhatsApp (74%), seguindo-se o Messenger (15%). Os estudantes referem também que o telefone é utilizado principalmente para se manterem em contacto com amigos e familiares (86%), para ouvir música (58%), tirar fotografias e fazer vídeos (47%) ou para consultar notícias (30%).
“A realização deste tipo de inquérito permite-nos apurar informações relevantes sobre o estilo de vida dos estudantes e jovens profissionais que estão à procura de opções de alojamento na Uniplaces. Compreender o seu estilo de vida, as suas motivações e gostos é também uma forma de adaptarmos a nossa comunicação e os canais que privilegiamos para ir ao encontro dessas preferências”, afirma Carla Silva, diretora de Comunicação da Uniplaces.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…