As principais dificuldades na transformação digital das PME são a ausência de recursos humanos e técnicos, competências e capacidades, a utilização ineficiente de canais de comunicação e a falta de cultura analítica.
Para o desenvolvimento digital destas PME, a PSE considera que é urgente apostar no desenvolvimento de planos de marketing digital com o envolvimento de especialistas (outsourcing), na formação dos recursos humanos e criação de pequenas estruturas internas dedicadas ao digital, assim como na definição de métricas e indicadores de negócio para a criação de uma cultura analítica.
No entanto, foi possível apurar que as PME de maior dimensão têm um nível de maturidade superior porque apresentam melhor performance essencialmente em 2 dimensões, nos recursos humanos e na análise.
Esta primeira edição do estudo “Retrato Digital das PME” resulta de um inquérito online realizado a 1132 PMEs, de vários setores de atividade em Portugal continental. entre os meses de abril e maio de 2017.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…