As principais dificuldades na transformação digital das PME são a ausência de recursos humanos e técnicos, competências e capacidades, a utilização ineficiente de canais de comunicação e a falta de cultura analítica.
Para o desenvolvimento digital destas PME, a PSE considera que é urgente apostar no desenvolvimento de planos de marketing digital com o envolvimento de especialistas (outsourcing), na formação dos recursos humanos e criação de pequenas estruturas internas dedicadas ao digital, assim como na definição de métricas e indicadores de negócio para a criação de uma cultura analítica.
No entanto, foi possível apurar que as PME de maior dimensão têm um nível de maturidade superior porque apresentam melhor performance essencialmente em 2 dimensões, nos recursos humanos e na análise.
Esta primeira edição do estudo “Retrato Digital das PME” resulta de um inquérito online realizado a 1132 PMEs, de vários setores de atividade em Portugal continental. entre os meses de abril e maio de 2017.
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…
O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…
Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…