Com efeito, verifica-se que 2 em cada 3 internautas portugueses visitam mensalmente páginas de Internet deste setor. Importa ainda destacar o subsetor das instituições bancárias por ser efetivamente o mais atrativo para os internautas, constatando-se assim que 67% dos internautas portugueses visitam estas páginas de Internet. Em contrapartida, verifica-se que apenas 9% dos internautas visitam páginas de Internet do subsetor de Instituições de Crédito.
CGD (Caixa Geral de Depósitos) é a instituição bancária mais atrativa para os internautas portugueses, seguindo-se o Santander e o Millennium bcp. Porém as marcas BPI e Crédito Agrícola são as que registam maior número de visitas mensais por internauta. Já no que respeita a tempo de navegação, destacam-se as marcas EuroBic, Banco Best, Millennium bcp, BIG, Banco CTT e CGD por serem aquelas onde os internautas tendem a despender mais tempo a cada visita.
O subsetor das instituições de crédito é menos atrativo para os internautas portugueses. Oney é a marca mais atrativa, seguindo-se a Cetelem e a Cofidis. No entanto, é na marca Credibom que se regista a maior duração média por visita.
Em média cada internauta português realiza, diariamente, cerca de 74 visitas à Internet, despendendo cerca de 2 horas por dia em navegação.
Neste estudo a PSE identificou 15 diferentes perfis de internautas! “The Browser” é o perfil com maior presença na Internet em Portugal, representando 25% dos internautas portugueses, estes internautas caracterizam-se pela sua navegação genérica e indiferenciada. Seguem-se os “Struggling Generation”, internautas jovens de classe média-baixa e com profissões menos qualificadas.
O terceiro perfil mais presente na Internet em Portugal é o “Bon Vivant”, estes são internautas que utilizam a Internet numa ótica de diversão e lazer. Por outro lado, importa referir o perfil Power User, este perfil embora represente apenas 5% dos internautas portugueses é responsável por 22% do total de visitas realizadas mensalmente na Internet, são por isso considerados os internautas que estão sempre online.
Segundo o estudo, os internautas portugueses são, na sua maioria, homens entre os 25 e os 36 anos, têm formação superior, trabalham em profissões associados à gestão ou trabalho administrativo, pertencem à classe social C2 ou D e vivem em zonas urbanas.
Media é o setor de atividade que os portugueses visitam mais na Internet (média de 117 visitas mensais por internauta), seguindo-se os Classificados (80 visitas por mês), Retalho (44), Banca (26) e Turismo (23). No que concerne ao tempo de navegação verifica-se que é nos Classificados que, em média, os internautas passam mais tempo (98 segundos por visita), seguindo-se o Retalho (93 segundos), Automóvel (91 segundos), Turismo (88 segundos) e Telecomunicações (82 segundos).
Cerca de 26% dos internautas portugueses demonstram preferência por pesquisas comparativas sobre análise de produtos e/ou serviços e respetivos preços, seguem-se as pesquisas sobre temas relacionados com viagens, turismo e outras atividades de lazer (25%) e pesquisas sobre IT, incluindo reviews e comparações de produtos (22%).
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…
O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…
Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…