Categories: Startup

5G Challenge da MEO Empresas já tem vencedores

Já são conhecidos os três vencedores da 2ª Edição do 5G Challenge, um desafio tecnológico da MEO Empresas que desafiou startups e empresas, nacionais e internacionais, a desenvolverem soluções que explorem o potencial do 5G.

A Enline foi a vencedora do Grande Prémio de Inovação 5G, no valor de 15 mil euros.

A solução  fornece tecnologia de gémeos digitais aplicada a infraestruturas de energia, sem a necessidade de instalação de sensores (sensorless AI), juntando Inteligência Artificial a modelos eletromagnéticos de forma a reduzir perdas e detetar falhas, otimizando a eficiência dos ativos e auxiliando a sua manutenção e gestão.

Já a eSole também conquistou o júri com uma palmilha inteligente que avalia no local e em tempo real vários indicadores de saúde músculo-esqueléticos e desempenho dos atletas.

A avaliação é baseada em sensores nas palmilhas e em inteligência artificial e visa medir a fadiga muscular dos atletas e prever o risco de lesões.

A empresa arrecadou 10 mil euros ao ser considerada a Melhor Solução de Origem Portuguesa.

Já a lumen, com a solução “Glasses for the Blind” venceu o Prémio Sustentabilidade e Impacto Social, que conta com um prémio monetário de 5 mil euros.

A solução em destaque conta com a Inteligência Artificial aplicada à navegação espacial nuns óculos com camaras de “visão”, sendo a primeira tecnologia de apoio a invisuais.

As várias soluções finalistas, desenvolvidas por 12 empresas, são potenciadas por tecnologias como a inteligência artificial, a realidade aumentada, a internet das coisas (IoT) ou a automação que, em conjunto com a conectividade 5G, fazem a diferença na vida das empresas.

Nesta edição deu-se destaque às funcionalidades mais avançadas do 5G, que permitem, por exemplo o network slicing, o dedicar uma fatia da rede com qualidade de serviço assegurada a cases de uso que exigem elevada resiliência.

Bit Magazine

Recent Posts

80% reconhece a importância do Regulamento dos Serviços Digitais

Mais de 79% admite que opiniões online de consumidores impactam escolha da marca enquanto os…

1 dia ago

Ubiwhere apresenta produtos-piloto da Digital Nervous System Testbed

A solução foca-se na transição digital e permite avançar com a simulação de cenários reais…

2 dias ago

Pipedrive reforça as soluções de inteligência artificial

O CRM está a consolidar o seu compromisso com a IA através de um desenvolvimento…

3 dias ago

MEO acolhe 60 novos talentos no programa de trainees DarWiN

Estes jovens vão trabalhar em projetos desafiantes das várias áreas de negócio, tais como engenharia…

6 dias ago

Portuguesa KWAN aposta na Bélgica e Alemanha

A consultora nacional pretende ultrapassar este ano a meta dos 18 milhões e conta neste…

1 semana ago

Arsenal e NTT DATA anunciam parceria de transformação digital

O acordo plurianual vai dar origem a experiências personalizadas e de excelência para os adeptos…

1 semana ago