5G Challenge da MEO Empresas já tem vencedores
Trata-se de um desafio tecnológico que procura soluções 5G que impulsionem a transformação digital das empresas.
Já são conhecidos os três vencedores da 2ª Edição do 5G Challenge, um desafio tecnológico da MEO Empresas que desafiou startups e empresas, nacionais e internacionais, a desenvolverem soluções que explorem o potencial do 5G.
A Enline foi a vencedora do Grande Prémio de Inovação 5G, no valor de 15 mil euros.
A solução fornece tecnologia de gémeos digitais aplicada a infraestruturas de energia, sem a necessidade de instalação de sensores (sensorless AI), juntando Inteligência Artificial a modelos eletromagnéticos de forma a reduzir perdas e detetar falhas, otimizando a eficiência dos ativos e auxiliando a sua manutenção e gestão.
Já a eSole também conquistou o júri com uma palmilha inteligente que avalia no local e em tempo real vários indicadores de saúde músculo-esqueléticos e desempenho dos atletas.
A avaliação é baseada em sensores nas palmilhas e em inteligência artificial e visa medir a fadiga muscular dos atletas e prever o risco de lesões.
A empresa arrecadou 10 mil euros ao ser considerada a Melhor Solução de Origem Portuguesa.
Já a lumen, com a solução “Glasses for the Blind” venceu o Prémio Sustentabilidade e Impacto Social, que conta com um prémio monetário de 5 mil euros.
A solução em destaque conta com a Inteligência Artificial aplicada à navegação espacial nuns óculos com camaras de “visão”, sendo a primeira tecnologia de apoio a invisuais.
As várias soluções finalistas, desenvolvidas por 12 empresas, são potenciadas por tecnologias como a inteligência artificial, a realidade aumentada, a internet das coisas (IoT) ou a automação que, em conjunto com a conectividade 5G, fazem a diferença na vida das empresas.
Nesta edição deu-se destaque às funcionalidades mais avançadas do 5G, que permitem, por exemplo o network slicing, o dedicar uma fatia da rede com qualidade de serviço assegurada a cases de uso que exigem elevada resiliência.