O estudo da Oliver Wyman estima que esta mudança poderia visualizar um milhão de milhões de dólares norte-americanos de receitas e custos transferidos em bancos e seguros, uma indústria que hoje representa 5,7 milhão de milhões de receitas. Novas plataformas de clientes poderiam captar 50-150 mil milhões de receitas dos mercados bancários e securitários atualmente, equivalentes a vários eBays ou mais de 1 a 2% de receitas de bancos e seguros no momento.
“Serviços financeiros modulares estão a emergir a diferentes velocidades através dos mercados. Atualmente, serviços bancários nos EUA são mais modulares que na Europa e Ásia. Seguros de propriedades e contra sinistros estão a tornar-se mais modulares que os seguros de vida. Agora, a estrutura modular da indústria será mais profunda e irá expandir a novos mercados,” disse Matt Austen, coautor em parceira com a Oliver Wyman. “Durante a crise, a maioria das empresas tem foco na otimização de seus modelos de negócios integrados e existentes. No momento, a indústria move-se na direção de uma nova estrutura modular.”
O relatório destaca que grandes empresas de serviços financeiros integrados ainda desfrutam de significativas vantagens competitivas – incluindo relacionamentos existentes com clientes, operações seguras em escala e satisfação dos requisitos de conformidade regulatória – estando ainda bem posicionadas para obter sucesso. Entretanto, qualquer infraestrutura dispendiosa e inflexível de património será insustentável e a concorrência irá forçar a uma significativa vistoria das plataformas de operação de incumbentes. O relatório estima que o alvo de poupar custos aos maiores bancos do mundo pode necessitar de cerca de de 340 mil milhões de dólares. O custo de “renovar plataformas” dos maiores bancos do mundo é substancial, sendo potencialmente maior que quatro mil milhões cada, maior que o dividendo anual médio pago pelos 100 maiores bancos universais de 1,7 mil milhões.
“Mesmo se não esperássemos um setor de serviços financeiros totalmente modular, o modo como os clientes compram serviços financeiros e como as empresas prestam os mesmos está a ser transformado“, acrescentou Ted Moynihan, parceria de gestão da Oliver Wyman para Serviços Financeiros.
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