Suse adere ao OPNFV para apostar na virtualização de funções de rede

A Suse aderiu ao projeto Open Platform for NFV (OPNFV), uma plataforma Open-Source integrada, que tem como objetivo acelerar a introdução de novos produtos e serviços através de Virtualização das Funções de Rede (NFV). O acréscimo de funcionalidades NFV pretende melhorar a oferta de Data Center definido por software da Suse, incluindo a infraestrutura cloud baseada em OpenStack e o armazenamento definido por software baseado em Ceph.
“A Suse está a expandir o que tem vindo a fazer de há alguns anos a esta parte na computação crítica de missão, ao nível do cloud OpenStack e de espaços de armazenamento empresariais, levando a tecnologia e os serviços ‘carrier-grade’ aos Data Center definidos por software”, afirmou, em comunicado, Nils Brauckmann, presidente e diretor-geral da Suse. “O nosso envolvimento com o projeto OPNFV enquanto membro platina vai ajudar a acelerar a plataforma NFV para parceiros e clientes”, acrescentou.
De acordo com a Suse, as soluções da empresa, incluindo o Suse Enterprise Linux, o Suse OpenStack e o Suse Enterprise Storage, vão incorporar funcionalidades NFV, ajudando os parceiros de tecnologias de comunicação a desenvolver e disponibilizar os seus serviços de última geração numa plataforma tecnológica Open-Source robusta.
Além disso, estes esforços vão beneficiar diretamente os clientes empresariais que necessitam de funcionalidades ‘carrier-grade’ nos seus Data Centers definidos por software de última geração.
Al Gillen, vice-presidente para Infraestruturas Empresariais da IDC, referiu, no mesmo documento, que “o interesse em infraestruturas definidas por software está a crescer rapidamente e os fornecedores líderes de serviços de telecomunicações olham para a virtualização de funções de rede como um elemento crítico de uma estratégia completa de infraestruturas definidas por software”. Para Gillen, “dada a profunda experiência da Suse no desenvolvimento em comunidade, através das suas contribuições para o Linux, KVM, Ceph e outros projetos Open-Source, esperamos que a sua participação na OPNFV provoque um impacto significativo na maturidade do projeto”.