NEC e ONF finalizam prova de conceito de controlador de redes de transporte com tecnologia OpenFlow

Realizada no IMDEA Networks Institute em Espanha, a PoC teve a duração de três dias, com um total de sete empresas envolvidas, incluindo a NEC.

Para além de incentivar o desenvolvimento, esta PoC teve o objetivo de testar e implementar o Software Defined Networking (SDN) aberto em redes de transporte sem fios. A PoC demonstrou que é possível fazer o controlo deste tipo de equipamentos de rede usando o Open Networking Operating System (Onos), um tipo de controlador SDN. A PoC consistiu concretamente em dois testes tecnológicos: no primeiro fez-se uma avaliação da redução do consumo de energia de ligações sem fios, com base na carga de rede; e no segundo examinou-se o controlo de tráfego em resposta às alterações nos débitos de transmissão das ligações sem fios.

Para esta PoC, a NEC forneceu sistemas de comunicações de micro-ondas ultra compactos iPASOLINK VR, equipados com uma interface OpenFlow, tendo ficado demonstrado com sucesso que o iPASOLINK VR pode ser controlado pelo controlador SDN, num ambiente de rede que envolva equipamentos de outros fabricantes.

O ONF Open Transport Working Group visa atingir o controlo centralizado de diferentes tipos de redes de transporte, incluindo os sistemas de comunicação sem fios e óticos, com o uso da tecnologia OpenFlow. A partir de agora, o grupo continuará a desenvolver os seus esforços para formular determinados cenários para o uso em redes de transporte e para normalizar as extensões das especificações para o protocolo OpenFlow.

Hideyuki Muto, diretor Adjunto do Departamento de Mobile Wireless Solutions da NEC Corporation, disse em nota de imprensa, que “a norma relativa às comunicações sem fios de próxima geração, geralmente designada por 5G, necessita de suportar um nível mais avançado de controlo da rede, tal como o controlo dinâmico de equipamentos de comunicação e o controlo integrado de sistemas com e sem fios. Em função dos resultados da PoC, a NEC vai acelerar os seus esforços de investigação e desenvolvimento de produtos de backhaul móvel, preparados para as redes avançadas baseadas em SDN”.

Esta atividade é em parte realizada no âmbito do programa “Investigação e Desenvolvimento da Tecnologia de Virtualização de Redes”, promovido pelo Ministério Japonês dos Assuntos Internos e Comunicações e pelo projeto O3.

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

21 horas ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

2 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

3 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

1 semana ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

1 semana ago