NEC e NetCracker lançam solução de virtualização do IMS

A solução vIMS suporta a execução de funções de sinalização e de transferência de dados sobre uma plataforma comum de virtualização, assente em servidores de uso geral, garantindo, segundo as empresas, os níveis de fiabilidade e de estabilidade exigidos pelos operadores. A solução vIMS permite aos fornecedores de serviços de comunicações (CSPs) a otimização dos ambientes IMS, através da implementação inteligente de qualquer combinação de componentes funcionais do IMS, de acordo com a procura de serviços e as aplicações necessárias. Com uma solução de vIMS, os CSPs podem, com maior agilidade, lançar novos serviços e facilmente adequar a capacidade às necessidades dos clientes.

De acordo com ambas as empresas, a solução vIMS proporciona aos utilizadores um serviço VoLTE de alta qualidade bem como chamadas de vídeo de alta definição, recorrendo a servidores de uso geral que partilham recursos com outras funções de rede virtual e outras funções de TI. Ao virtualizar o IMS, a solução vIMS pode reduzir os custos associados à prestação e garantia dos serviços, otimizando os indicadores de desempenho, como a qualidade de serviço e o atraso.

O vIMS vem realçar as funcionalidades técnicas da solução VoLTE da NEC. A solução VoLTE já se encontra a funcionar em redes comerciais, tais como a da NTT DOCOMO, demonstrando uma grande disponibilidade e fiabilidade no tratamento da sinalização, gestão de protocolos e processamento de dados.

Enquanto parte de um portefólio abrangente de funções de rede virtual, a solução vIMS pode ser totalmente gerida pela plataforma de Orquestração de Redes e de Serviços da NEC/NetCracker, que proporciona, segundo as empresas, a entrega e garantia de serviços virtualizados num ambiente de rede híbrida.

“A NEC e a NetCracker têm a capacidade comprovada de fornecer soluções inovadoras de redes SDN e NFV, em todo o mundo, como parte da nossa visão para fundamentalmente transformar redes em plataformas mais eficientes, escaláveis e rentáveis”, disse, em nota de imprensa, Atsuo Kawamura, vice-presidente sénior da NEC. “Neste ambiente diversificado, a NEC e a NetCracker vão continuar a criar novos modelos de negócio que satisfaçam os nossos clientes.”

“As soluções de virtualização do IMS constituem um dos primeiros casos de aplicação considerados pelos operadores que planeiam implementar redes NFV”, disse, no mesmo documento, Diane Myers, diretora de pesquisa da IHS. “Com as suas soluções vIMS, a NEC e a NetCracker continuam a expandir um portefólio de soluções de IMS e NFV que permite aos operadores a migração para redes de próxima geração, para aplicações avançadas de voz e vídeo.”   

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago