74% das empresas tem como prioridade compreender o comportamento do consumidor, diz estudo
A Cionet realizou, entre julho e outubro deste ano, um estudo com o objetivo de saber como o tecido empresarial se está a adaptar ao digital.
Das 80 empresas inquiridas, 29 por cento apontou que as tecnologias digitais disruptivas tiveram impacto no seu negócio nos últimos três anos, sendo aliás a resposta mais escolhida. Ao adoptarem tecnologias digitais, as empresas procuram também obter uma visibilidade integral das transações em vários canais – web, redes sociais, apps, mobilidade, POS e Contact Centers. A compreensão do comportamento do consumidor foi apontada por 74 por cento como o ponto mais importante neste campo, o que permite uma mais fácil adaptação do negócio.
Apesar de considerarem que já utilizam processos ágeis entre 10 por cento a 50 por cento dos projetos da organização, os inquiridos esperam ainda que as tendências digitais tenham impacto no negócio através da inovação em produtos digitais e modelos operacionais e de negócio, do envolvimento digital dos seus clientes e em análises avançadas e Big Data.
Apesar da evidente progressão dos programas digitais, ainda existem alguns obstáculos que provocam algum tipo de resistência para novos projetos. O facto de a estrutura organizacional das empresas ainda não estar adequada ao negócio digital é visto por 41 por cento dos inquiridos como uma das principais barreiras ao sucesso dos programas digitais. A impossibilidade de adotar uma lógica de experimentação essencial para alcançar as melhores práticas é o segundo obstáculo mais escolhido relativo a um potencial insucesso dos programas digitais.
“É notório o crescimento de importância do Digital Business para as empresas que se querem manter competitivas. Neste inquérito, verificamos que grande parte das empresas confia na tecnologia para avaliar cada vez melhor o seu mercado, sobretudo o que os consumidores querem, para assim melhorar as suas propostas”, declarou, em comunicado de imprensa, Rui Serapicos, managing partner da Cionet.