Os utilizadores da Áustria foram os mais atacados pelos Trojans bancários, com 5 por cento de todos os utilizadores. Singapura, o líder do último trimestre, baixa para a segunda posição e a Turquia, com 3 por cento dos utilizadores, posiciona-se no terceiro lugar.
Do malware utilizado para atacar os utilizadores da banca online, o Trojan-Downloader.Win32.Upatre foi o mais frequente, sendo detetado em 63,1 por cento de todos os ataques.
Os números do terceiro trimestre
Ciberataques dirigidos
Neste período, a Equipo Global de Investigação e Análise da Kaspersky Lab (GReAT) investigou uma série de campanhas de ciberespionagem muito sofisticadas. Entre outras, destaca-se a análise ao grupo Turla, que faz uso das comunicações por satélite para gerir o tráfego dos seus servidores de comando e controlo; a APT Darkhotel, que se infiltra em redes Wi-Fi de hotéis para implantar backdoors nos equipamentos dos hóspedes; ou a APT Blue Termite, que se centra no roubo de informação de organizações no Japão.
A Kaspersky Lab também fez parte de uma investigação conjunta com a Unidade Nacional da Holanda de Delitos de Alta Tecnologia (NHTCU) e com a Panda Security, cujo resultado foi a detenção de dois suspeitos, que se crê estarem envolvidos nos ataques de ransomware CoinVault.
“Estas deteções mostram como o panorama mundial das ciberamenaças continua a evoluir a um ritmo muito rápido. Em países onde a banca online é muito popular, os utilizadores correm o risco de serem alvo de um ataque de Trojans. Com 5,6 milhões de casos de tentativa de roubo de contas bancárias online e com os cibercriminosos a desenvolver continuamente ataques sofisticados, o uso de soluções de segurança de qualidade é mais importante do que nunca. É fundamental que tanto utilizadores como organizações se protejam das ciberameaças”, afirma, em nota de imprensa, David Emm, analista de Segurança Sénior da Kaspersky Lab.
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…
O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…
Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…