Indra e Confederação de Indústrias Indiana colaboram para o desenvolvimento de Smart Cities

O acordo surge como resposta ao projeto 100 Smart City Vision, uma iniciativa anunciada no passado mês de setembro pelo primeiro-ministro indiano, Shri Narendra Mod, para impulsionar o crescimento económico e melhorar a qualidade de vida de pessoas em cem cidades distribuídas por diferentes pontos do país ao longo dos próximos cinco anos.

O MOU foi assinado por Soma Banerjee, diretora de Energia e Infraestrutura da CII e Tehmur Khan Galindo, diretor da Indra na Índia. O ato contou também com a presença de Gustavo de Arístegui, embaixador de Espanha na Índia, e Ravi Parthasarathy, presidente da Missão Nacional CII sobre Cidades Inteligentes.

A Indra trará ao acordo a sua ampla experiência no desenvolvimento de soluções e projetos no âmbito das Smart Cities em todo o mundo. Adicionalmente, aportará o seu conhecimento acumulado no desenvolvimento da plataforma urbana Coruña Smart City sob SOFIA2, a sua solução de Internet of Thing (IoT) com capacidades Big Data e cloud, que permite integrar e partilhar a informação de diferentes sistemas, dispositivos móveis ou redes sociais. A plataforma, que se encontra operacional e a processar informação de diversos pilotos na cidade galega, inclui ainda ferramentas de análise para prever quais são os comportamentos da cidade em relação ao uso de serviços para poder adaptá-los de forma proativa às necessidades reais.

O plano 100 Smart City Vision pretende identificar 20 cidades em 2015, 40 em 2016 e outras 40 em 2017, para nelas desenvolver projetos de Smart Cities que permitam dar uma resposta sustentável às previsões de crescimento da população. O seu objetivo é promover cidades que impulsionem o desenvolvimento de infraestruturas de serviços, proporcionando uma qualidade de vida digna aos seus cidadãos, um ambiente limpo e sustentável e a aplicação de soluções “Smart”. Com isto, pretende-se estabelecer modelos que possam ser replicados em diferentes regiões e zonas do país.

Neste contexto, a CII colabora com o governo em diversos âmbitos, tais como a criação de uma plataforma composta por líderes da indústria e especialistas, na gestão de um repositório de conhecimentos com as melhores práticas no desenvolvimento de cidades inteligentes ou na sensibilização através de campanhas, conferências ou fóruns.

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago