O tema deste ano – “Direito ao Esquecimento” – convida alunos a ultrapassar um dos maiores obstáculos do século XXI: como gerir os nossos próprios dados pessoais online para que possamos beneficiar de forma plena de todas as ofertas do mundo digital, ao mesmo tempo que protegemos a nossa privacidade. Mediante determinadas circunstâncias, o “Direito ao Esquecimento” confere a todos os cidadãos, a possibilidade de pedir para ter os seus dados completamente apagados por um fornecedor de informação de serviços sociais.
A nova era digital vem com grandes oportunidades, mas também com enormes riscos. O lançamento do Single Digital Market, pela União Europeia (UE) no mês de maio, tem como objetivo contribuir com cerca de 415 mil milhões de euros por ano para melhoria da economia e criação de milhares de novos postos de trabalho, o que representará uma grande evolução tanto para os países envolvidos, como para as empresas e consumidores finais.
Entretanto, com o constante aumento dos ciberataques e o risco crescente de perda de dados, aliados aos existentes formatos de regulamentações, como o “Safe Harbour“, recentemente declarado ineficaz pela UE, existem demasiadas razões para grande apreensão e cautela. Sendo que a conclusão a retirar é que, neste novo mundo digital, nunca foi tão importante como agora assumir pessoalmente o controlo e gestão dos próprios dados pessoais que se encontram online.
Gilles Grapinet, vice-presidente sénior executivo, Global Functions na Atos, afirma, em comunicado, que “as nossas identidades digitais encontram-se no centro de uma grande e nova preocupação de segurança, à medida que as sociedades abraçam a transformação digital. É por isso que em 2016 estamos a pedir a todos os estudantes/participantes do Atos IT Challenge que encontrem formas em que a tecnologia nos possa ajudar a proteger melhor a nossa linha de dados pessoais, incluindo o nosso “Direito ao Esquecimento”. O Atos IT Challenge é uma excelente oportunidade para que os alunos possam transformar as suas ideias em conceitos provados e mesmo inseri-las no mercado. Estamos entusiasmados e ansiosos por conhecer qual o formato em que se basearão para utilizar todo o seu conhecimento e experiência na criação das aplicações, que possam vir a ajudar qualquer pessoa a melhorar a gestão dos seus próprios dados.”
Pela primeira vez, o vencedor e finalistas vão receber prémios em dinheiro – 10 mil euros, 5 mil euros e 3 mil euros, respetivamente – para ajudar a comercializar as aplicações, assim como o apoio de numerosos executivos da Atos.
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