A Telefónica, que ganhou o prémio de “Operadora do Ano” na categoria de virtualização de redes, fez uma parceria com a NEC e a NetCracker neste PoC, combinando o SDN e o NFV de forma a integrar serviços mais dinâmicos no seu portefólio mundial de serviços WAN para as empresas. Este é um grande passo em relação a PoCs anteriores realizados apenas sobre elementos isolados da solução.
Neste PoC, a NEC/NetCracker e a Telefónica construíram uma solução completa para um serviço de Rede Privada Virtual (VPN) sobre um CPE virtual. A solução inclui os módulos de Orquestração e Autogestão da NEC/NetCracker, integrados com a solução de infraestrutura virtual da Telefónica e várias funções de redes virtuais, tais como a de gateway de terminação SSL e a de firewall virtual.
A solução realizou com sucesso o provisionamento automático e a ativação de ambas as redes, virtual e tradicional, para a implementação de um serviço VPN virtualizado e a implementação de funções virtuais de rede na cloud.
Esta solução permitiu o provisionamento totalmente automático de um serviço VPN virtual, realizado pelos próprios clientes a partir de um portal de autogestão, bem como o provisionamento e a configuração totalmente automáticos de serviços de valor acrescentado. Possibilitou também aos clientes o acesso às configurações VNF, incluindo o provisionamento de novos utilizadores remotos de VPN numa gateway SSL, diretamente a partir de um portal de autogestão, estabelecendo e modificando as políticas do firewall e de filtragem de conteúdos web, e dando aos funcionários remotos o acesso aos recursos da rede corporativa, bem como o acesso controlado a recursos empresariais a partir de uma rede pública de cloud.
“A crescente complexidade da rede WAN origina constrangimentos nos nossos KPIs relacionados com o tempo de comercialização”, afirma, em comunicado, Eduardo Guardincerri, diretor de Desenvolvimento e Planeamento dos Serviços da Telefónica Business Solutions. “Essa é sem dúvida a principal razão para o investimento em PoCs, de forma a responder a este importante desafio.”
Frank DeTraglia, diretor de Gestão de Clientes na NetCracker, refere, no mesmo documento que “dada a crescente procura por soluções virtuais, estamos entusiasmados em trabalhar com a Telefónica para demonstrar as capacidades diferenciadoras das nossas soluções inovadoras de SDN e NFV”. Acrescentou ainda, que estão “satisfeitos com os resultados deste PoC e ansiosos para expandir a relação com a Telefónica à medida que o mercado e a procura por tecnologias de virtualização crescem”.
Esta tecnologia irá ajudar a reduzir, de semanas para minutos, o tempo de entrega da Telefónica e a gerir em tempo real as solicitações dos clientes, uma vez que o serviço estará permanentemente disponível.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…