O lançamento do serviço de streaming da Apple estava previsto para o mês de fevereiro, porém, as questões de licenciamento com a Sony estão a atrasar o processo.
 
De acordo com o New York Times, a Apple previa o lançamento do iRadio, semelhante à rádio online Pandora, na altura da cerimónia de entrega dos prémios Grammy. Citando o jornal, o lançamento «foi adiado, principalmente devido ao progresso lento das negociações com discográficas e em especial com uma editora essencial, Sony/ATV, que também controla o catálogo de edição da EMI».
 
A Apple pode, facilmente, obter licenças de edição da maioria das músicas através das associações de direitos de reprodução, como a Ascap e a BMI. Contudo, a Sony/ATV retirou os direitos digitais mais relevantes destes grupos, sujeitando os serviços de reprodução a negociaram diretamente com ela. Assim, com esta nova política, a Sony/ATV já conseguiu aumentar em 25% as licenças que cobra à rádio online Pandora.
 
O iRadio, quando for lançado, vai encontrar um mercado já composto, embora nenhum serviço deste género tenha uma expressão mundial. Na verdade, os maiores concorrentes são o Spotify, que chegou recentemente a Portugal, o iHeartRadio, o Deezer, o Slacker, o Songza, entre outros.

admin

Recent Posts

80% reconhece a importância do Regulamento dos Serviços Digitais

Mais de 79% admite que opiniões online de consumidores impactam escolha da marca enquanto os…

2 dias ago

Ubiwhere apresenta produtos-piloto da Digital Nervous System Testbed

A solução foca-se na transição digital e permite avançar com a simulação de cenários reais…

3 dias ago

Pipedrive reforça as soluções de inteligência artificial

O CRM está a consolidar o seu compromisso com a IA através de um desenvolvimento…

4 dias ago

MEO acolhe 60 novos talentos no programa de trainees DarWiN

Estes jovens vão trabalhar em projetos desafiantes das várias áreas de negócio, tais como engenharia…

1 semana ago

Portuguesa KWAN aposta na Bélgica e Alemanha

A consultora nacional pretende ultrapassar este ano a meta dos 18 milhões e conta neste…

1 semana ago

Arsenal e NTT DATA anunciam parceria de transformação digital

O acordo plurianual vai dar origem a experiências personalizadas e de excelência para os adeptos…

1 semana ago