Relatório da IDC revela que poucas empresas têm uma estratégia de cloud madura

Grande parte das organizações já utiliza a cloud ou pretende implementá-la em alguma das suas formas. No entanto, apenas 25 por cento das mesmas consegue alcançar um certo nível maturidade, sendo que somente uma em cada cem tem uma estratégia otimizada. Ainda assim, metade das empresas espera que a cloud contribua para o aumento das suas receitas nos próximos dois anos.

Tais conclusões podem ser verificadas no estudo “Não fique para trás: as vantagens empresariais de uma maior adoção à Cloud”, realizado pela International Data Corporation (IDC) e patrocinado pela Cisco.

Segundo o estudo, a adoção da cloud está em expansão, mas poucas organizações implementam estratégias avançadas. É igualmente revelado que a cloud se está a converter numa plataforma chave de crescimento e inovação e que as clouds privadas e híbridas e os sectores estão a obter os maiores benefícios.

“Embora a Cloud tenha já um grande impacto na transformação das TI, estamos a entrar numa segunda vaga de adoção, onde as organizações se centram nos benefícios empresariais e na maior segurança, rendimento e controlo oferecidos pelas clouds privadas e híbridas. Assim, são exigidas estratégias maduras e fornecedores comprovados, com a capacidade de garantir que as cargas de trabalho corretas são atribuídas aos recursos adequados”, diz, em comunicado, Nick Earle, vice-presidente sénior do segmento de vendas do serviço cloud.

Robert Mahowald, vice-presidente de SaaS e cloud na IDC, refere no mesmo documento que “diversos estudos feitos pela IDC têm revelado que as organizações avançadas em cloud obtêm maiores benefícios empresariais, incluindo a melhor alocação de recursos de TI, maior flexibilidade, geração de receitas, redução de custos e melhor prestação de serviços. Estes benefícios aumentam à medida que se avança na curva de adoção da cloud, daí iniciativas como o Cisco Business Cloud Advisor poderem ajudar as organizações a avaliar o seu nível de maturidade e melhorar a sua capacidade para avançar na sua estratégia cloud”.