Alcatel-Lucent transforma a rede IP da Telefónica

Na base do crescimento de tráfego de dados nas redes da Telefónica está o conteúdo de vídeo. Em 2014, a empresa triplicou a sua base de assinantes de pay-TV para 1,9 milhões de clientes. Com a expansão do seu serviço Movistar TV e com o lançamento de serviços de vídeos pessoais e catch-up TV, a Telefónica ambiciona o crescimento contínuo da sua base de clientes, esperando atingir para, até ao final deste ano, os quatro milhões de assinantes para este serviço.

A procura entre os subscritores de serviços móveis da Telefónica continua a aumentar, assim como entre os clientes do seu negócio de acesso físico. O anúncio que a operadora fez no início deste ano indica também a sua intenção de triplicar as velocidades nos seus serviços de linha fixa de fibra. Face a esta procura, a Telefónica pretende aumentar a capacidade da rede e reduzir a complexidade por forma a gerir o tráfego com ainda maior eficiência.

A Alcatel-Lucent vai disponibilizar a sua tecnologia de routing IP como parte integrante do projeto de três anos “Fusión Red IP” com a Telefónica que terá início nos próximos meses em Múrcia, Espanha. O intuito é simplificar a rede e com um design de rede que fará colapsar os tradicionais oito layers de rede para apenas quatro. Com este projeto os serviços residenciais e empresariais irão convergir numa única rede, sendo que o limite do serviço IP será colocado mais perto dos clientes para que Telefónica possa assim usar a capacidade de rede de forma mais eficiente e otimizar a disponibilização de dados e vídeos. Tal permitirá melhorar a performance, reduzir os custos e preparar o palco para serviços avançados no futuro.

Adicionalmente a Alcatel-Lucent vai utilizar a sua especialização em serviços para gerir este projeto, o que inclui a instalação e o comissionamento, a integração de sistemas e a migração dos serviços atuais para a nova arquitetura de rede.

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago