Esta aplicação, já na versão 4.0, permite que se monitorize o tempo de cada “fatia” de trabalho da técnica Pomodoro Technique – ver caixa – não sendo a única, é a melhor que encontrámos. E é desenvolvida por uma pequena empresa portuguesa. E, das que encontrámos na iTunes App Store, é a única que tem sido comentada e classificada. Se a pontuação atual de 4,5 estrelas em 5 não for uma indicação, não há muito mais o que dizer. Talvez explicando um pouco a aplicação em si possamos transmitir as vantagens de utilizar esta técnica de gestão de tempo e a própria aplicação.
Comecemos pelo design. Nos últimos anos tem-se vindo a notar o crescimento da preocupação com a usabilidade e o desenho de interfaces, que não só são atraentes visualmente e cumprem uma série de requisitos funcionais. Este Mechanical Pomodoro não foge à regra. Com um design tipicamente steampunk (termo cunhado para descrever uma realidade alternativa em que o vapor é ainda uma forma de produção de energia), esta aplicação não só é útil como muito bem conseguida graficamente. Cada ecrã foi desenvolvido tendo em conta o seu aspeto gráfico não descurando a funcionalidade. É de realçar que a mesma foi desenvolvida em 3 dias apenas, recorrendo à framework Titanium Mobile, sobre a qual falaremos numa das próximas edições.
A aplicação em si não desaponta e cumpre aquilo a que se propõe. Não é uma aplicação complexa, cheia de ecrãs, menus e funcionalidades mirabolantes, mas não é isso que se pretende. Tal como na Pomodoro Technique, a simplicidade é sinónimo de sucesso. E é o caso. Uma das vantagens desta aplicação em relação à sua concorrência é o facto de podermos registar as tarefas e manter um histórico das mesmas. De resto, seguindo as instruções que encontramos na própria aplicação, basta escolher uma tarefa e iniciar o Pomodoro – referência ao relógio de cozinha em formato de tomate que deu origem ao nome da técnica. Nada mais simples.
Se efetua desenvolvimento de software, web ou algo com tarefas que possam ser divididas em pequenas porções, provavelmente a técnica Pomodoro é adequada para o seu trabalho. Se for esse o caso, espreite este Mechanical Pomodoro. Não o desapontará. E para aqueles que não possuem iPod Touch ou iPhone terão que aguardar até que a Think Orange lance uma versão para outras plataformas. Nunca se sabe…
Think Orange
A Think Orange nasceu há poucos anos da vontade de Pedro Sousa e Rui Leitão, ambos oriundos de uma empresa de webdesign, e já está a dar cartas no panorama nacional do desenvolvimento web e mobile. Em breve publicaremos uma reportagem alargada sobre esta startup que já teve honras de aparecer em diversos órgãos de comunicação social, muito graças a este Mechanical Pomodoro.Link: http://www.thinkorange.pt/
Pomodoro Technique
A técnica do tomate (tradução literal, pomodoro significa tomate em italiano) foi inventada no final dos anos 80 por Francesco Cirillo. Na sua essência, esta técnica gere os períodos de trabalho e as pausas, normalmente em partes de 25 e 5 minutos, respetivamente, permitindo uma melhor agilidade mental e, consequentemente, um rendimento superior. Link: http://www.pomodorotechnique.com/
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…