UNIT4 nomeia novo CEO e muda estrutura de governação
Naquela Assembleia Geral os acionistas deverão também aprovar a alteração de estatutos necessária para implementar a nossa estrutura de governação da UNIT4 e aprovar a nomeação de Chris Ouwinga como futuro diretor não executivo.
A UNIT4 irá também alterar a sua estrutura de governação de modo a criar um Conselho de Administração de modelo monista, onde Chris Ouwinga passará a ocupar a posição de Diretor não executivo e Chairman.
José Duarte, 45 anos, fez a grande parte do seu percurso profissional na SAP, onde desempenhou várias funções de liderança, e entre as quais se destacam a de Presidente da Região da EMEA & India e a de Presidente da Região da América Latina. Mais recentemente desempenhou as funções de Global President Services e Corporate Officer da SAP A.G. A sua experiência internacional abrange as áreas de software, serviços, grande empresas e pequenas e médias empresas, bem como negócios de grande volume e valores elevados. José Duarte iniciou a sua carreira na Unilever em Portugal, tendo posteriormente ingressado na Andersen Consulting.
De modo a assegurar a continuidade da política e da cultura do Grupo, bem como uma transição suave, José Duarte partilhará as funções de CEO com Chris Ouwinga até dia 1 de Janeiro de 2014. Depois de ser aprovado pelos acionistas o novo modelo de gestão administrativa do Grupo passará a ser assegurado pelos dois CEOs, bem como por Edwin van Leeuwen, como CFO. Durante este período de transição, e até assumir as suas novas funções, Chris Ouwinga irá trabalhar em conjunto com José Duarte aconselhando-o sobre todos os aspetos relacionados com as operações globais da UNIT4. Como Chairman, Chris Ouwinga passará a estar focado na estratégia, no coaching e nas relações externas do Grupo, e manterá a sua posição de acionista. Prevê-se que José Duarte venha também a assumir uma posição acionista no capital da UNIT4, na sequência dos termos do acordo LTI (long-term incentive) para os membros do Conselho de Administração.
Nova estrutura de governação
A alteração proposta na estrutura de governação irá durar até dia 1 de Janeiro de 2014, altura em deixará de haver uma administração de modelo dualista, para dar lugar a um Conselho de Administração de modelo Monista, composto por membros com funções executivas e não executivas claramente definidas, tal como é próprio do modelo de governação mais comum na maioria das empresas em todo o mundo. A UNIT4 tem planos de crescimento ambiciosos à escala global e irá envolver de forma contínua Chris Ouwinga em áreas específicas, de modo a que o Grupo possa aferir se este é o melhor modelo para alcançar os objetivos traçados.
Philip Houben, atual Presidente do Conselho Geral e de Supervisão, passará a assumir o cargo de diretor não executivo no Conselho de Administração. Os outros membros do Conselho Geral e de Supervisão manterão as suas funções de supervisão. O futuro Conselho de Administração passará a ter a seguinte formação: Philip Houben, Rob Ruijter, Frank Rövekamp, Nikki Beckett e Chris Ouwinga, como diretores não executivos, e José Duarte e Edwin van Leeuwen como diretores executivos.
Chris Ouwinga, atual CEO da UNIT4, refere: “Na UNIT4 valorizamos a continuidade e a confiabilidade em tudo o que fazemos. A nova estrutura de governação proposta espelha este foco na continuidade. Estou no Grupo desde o início, e isso convenceu-me de que precisávamos de trazer novos talentos, experiências e energia para a nossa equipa de gestão, de modo a apoiarmos e impulsionarmos ainda mais fortemente os nossos ambiciosos objetivos de crescimento a nível mundial, bem como para abraçarmos as novas oportunidades e endereçarmos com sucesso os desafios que temos diante de nós. Ao manter a minha ligação ao Grupo irei contribuir para alcançarmos estes objetivos e para consolidarmos a evolução dos nossos negócios.”
“José Duarte possui largos anos de experiência no setor e no negócio do software a nível internacional, e combina este aspeto com um forte espírito empreendedor e com qualidades excecionais a nível comercial. Acreditamos por isso que irá desempenhar um papel crucial na empresa, contribuindo para aumentar a expansão e a promoção do nosso negócio e para melhorar a nossa já bem-sucedida estratégia e oferta de soluções e serviços, ajudando-nos a entrar em novos mercados e regiões.”
José Duarte, o novo CEO da Unit4 afirma: “Esta é um momento fantástico para ingressar na Unit4. O Grupo está fortemente posicionado para explorar o rápido crescimento da procura de soluções de negócio baseadas na computação em rede, e tem diante de si grandes oportunidades para continuar a crescer nos seus principais mercados em todo o mundo. Tal como a UNIT4, também eu abraço a mudança de forma entusiástica e estou desejoso de colocar a minha energia e experiências ao serviço desta excelente oportunidade”.
Está planeada uma assembleia geral extraordinária para Setembro deste ano, para que os acionistas nomeiem José Duarte como membro estatutário do Conselho de Administração da UNIT4 N.V. Até lá José Duarte será um membro não estatutário do Conselho de Administração da UNIT4 N.V. Naquela Assembleia Geral os acionistas deverão também aprovar a alteração de estatutos necessária para implementar a nossa estrutura de governação da UNIT4 e aprovar a nomeação de Chris Ouwinga como futuro diretor não executivo.