O centro de dados do BBVA em Madrid, que tem 20.000 metros quadrados de construção e que inclui uma sala técnica com 1.525 metros quadrados, alberga uma grande parte da infraestrutura tecnológica que suporta as operações do banco na Europa. Gera diariamente 52 milhões de transações diárias através de 2.000 servidores de gama alta.
A crescente procura por tecnologia e infraestrutura hospedada no centro de dados do BBVA aumenta também os requisitos de capacidade energética, de refrigeração e de espaço. Ao oferecer informações úteis sobre o consumo de energia, a solução CA ecoMeter permite que o BBVA tome as medidas necessárias para a disponibilidade e para aumentar a eficiência da infraestrutura.
“Projetámos o nosso centro de dados para que ele pudesse suportar um grande crescimento. Precisávamos de uma solução que fosse capaz de oferecer uma visão integrada – e em tempo real – dos dados relacionados com o uso da energia e de outras variáveis ambientais. Também era necessário ter alarmes que nos pudessem alertar para os níveis anómalos de necessidade de energia, para que pudéssemos evitar falhas na infraestrutura”, disse Carlos Redondo, diretor de Infraestruturas de CPD para a Europa no BBVA. “Com essas informações precisas sobre energia, temperatura e outras variáveis, podemos fazer um melhor uso da infraestrutura e ter maior facilidade no planeamento da sua capacidade, além de realizar alterações que não coloquem em risco as operações e aumentem a nossa eficiência energética e de CO2”.
O BBVA escolheu a tecnologia CA DCIM após a realização de testes piloto para avaliar a capacidade e o desempenho através de dashboards sobre o consumo energético, mapas térmicos e alarmes, cálculos de Power Usage Effectiveness (PUE), relatos de histórico e análise de tendências. A solução foi implementada no espaço de seis semanas.
Além disso, o software da CA Technologies troca dados com o software de cablagem inteligente imVision utilizado pelo BBVA e foi carregado com o inventário de equipamentos, para que a empresa possa reunir informações sobre os servidores e também sobre a fibra e os dispositivos de rede que os ligam. Esta visão consolidada da infraestrutura ajuda o BBVA a aumentar a eficiência e a melhorar a gestão da mudança.
“Nunca como hoje os centros de dados foram tão críticos para as empresas, e a necessidade de se ter uma infraestrutura que seja capaz de oferecer maior agilidade, disponibilidade e eficiência tem-se intensificado”, disse Terrence Clark, diretor geral para as soluções de Energia, Sustentabilidade e DCIM na CA Technologies. “Empresas líderes como o BBVA estão a procurar cada vez mais a tecnologia DCIM, como é o caso da solução CA ecoMeter, para ajudar a consolidar e a automatizar a monitorização e a gestão dos seus centros de dados no que diz respeito tanto às instalações físicas como aos sistemas de TI, permitindo-lhes alavancar de uma forma mais eficaz a capacidade do centro de dados para alcançarem os objetivos de negócio.”
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…