Wiredot OKI é Património Tecnológico

Através do programa de certificação, a IPSJ pretende divulgar a herança tecnológica inovadora, fomentando a sua utilização enquanto matéria educativa e de investigação.

 

A distinção enquanto Património Tecnológico em Processamento de Informação atribuída ao Grupo OKI é respeitante a

A Wiredot Printer, a primeira impressora da série de matriciais OKI, desenvolvida pela marca em 1968, está na origem da tecnologia de impressão digital e acaba de ser reconhecida pelo seu contributo histórico para a compreensão da tecnologia na sua época.

A capacidade para transformar caracteres num conjunto de pontos constituiu uma inovação numa altura em que não existia qualquer método que permitisse agregar uma matriz de caracteres por meios elétricos. O produto foi amplamente utilizado em escolas, laboratórios e instituições financeiras durante um longo período de tempo. Em simultâneo, a OKI empenhou-se em tornar o sistema mais compacto, mais leve e fácil de operar, um exemplo do compromisso da marca para com os processos de investigação, desenvolvimento e fabrico japoneses (monozukuri).

 

“Sentimo-nos muito honrados com o reconhecimento atribuído à Wiredot Printer da OKI pelo seu valor histórico e contributo para a compreensão da tecnologia de processamento de informações à época, o que demonstra o nosso compromisso com omonozukuri e a especialização tecnológica”, afirmou Hiroshi Endo, Diretor-Corporativo e Diretor-Geral do Departamento de Produtos Profissionais da OKI Data. “No futuro, manteremos e continuaremos a disponibilizar produtos que contribuam para o desenvolvimento da sociedade de informação.”

 

O Information Processing Technology Heritage é um programa apadrinhado pela Information Processing Society do Japão (IPSJ), que tem como objetivo certificar produtos ou feitos com valor histórico, contribuindo de forma significativa para a evolução da economia e sociedade. Através do programa de certificação, a IPSJ pretende divulgar a herança tecnológica inovadora, fomentando a sua utilização enquanto matéria educativa e de investigação.

 

A distinção enquanto Património Tecnológico em Processamento de Informação atribuída ao Grupo OKI é respeitante aos sistemas OKITYPER-2000 e OKITEC-300C, do ano fiscal de 2008; à impressora matricial 2400B-type, do ano fiscal de 2009; e ao Terminal Autoteller AT-20P, do ano fiscal de 2011; fazendo da Wiredot Printer o 5º produto a receber esta certificação.