Categories: EmpresasNegócios

Atos pretende reduzir pegada de carbono em 50%

Os clientes que estão interessados e que optam por fazer outsourcing da infraestrutura de TI e de aplicações para os datacenters neutros de carbono vão, com certeza, beneficiar com a “Iniciativa Zero Carbono”, que se destina a reduzir (ainda mais) a pegada de CO2 das atividades em todo o mundo e, em particular, dos datacenters.
 
Os serviços de hospedagem neutra de carbono resultam de três ações indispensáveis. Em primeiro lugar, de um programa que visa reduzir a eficiência energética (PUE), fomentar o incremento da virtualização e o desenvolvimento de uma inovação mais ecológica. Em segundo lugar, da aplicação do programa global de Auditoria de Carbono aos datacenters de todo o mundo. Finalmente, contam com o desenvolvimento de uma estratégia de fontes de energia renováveis e o equilíbrio da pegada de carbono produzida pelos datacenters (127.000 t de CO2) por meio do financiamento de um projeto de turbina eólica em Tamil Nadu, na Índia.
 
O projeto de turbina eólica, na Índia, foi o primeiro resultado tangível da Atos, que o financiou e desenvolveu. O projeto instala 22 novos geradores de energia eólica conectados à rede, com capacidade individual de 1,5 MW no distrito de Tirunelveli.
 
De acordo com Eric Grall, vice-presidente executivo do Managed Services Global eresponsável pela estratégia de Datacenters da Atos, «os nossos datacenters representam uma fatia significativa da pegada de carbono da Atos. Para reduzir drasticamente as nossas emissões de carbono, implementámos várias iniciativas, como a virtualização, consolidação dos nossos datacenters e melhoria das taxas de eficiência energética. Estamos orgulhosos por continuarmos a ser o primeiro fornecedor europeu de TI a oferecer serviços de hospedagem neutros de carbono, para ajudar os nossos clientes a tornar as suas atividades mais ecológicas. Com um enfoque na redução da pegada de carbono, os nossos clientes procuram formas de inovar e melhorar o desempenho ambiental, reduzindo ao mesmo tempo, custos. O investimento da Atos no Projeto da turbina eólica na Índia demonstra claramente o compromisso da Atos em ajudar os clientes a lidar com o tema do impacto ambiental».
 
Por sua vez, Philippe Mareine, vice-presidente executivo, secretário-geral da Atos e responsável pela área de responsabilidade corporativa e social da empresa, comenta que «esta iniciativa é uma demonstração concreta do compromisso da Atos em se tornar um exemplo em Sustentabilidade. Ao tornar-se uma empresa zero carbono, a Atos procura melhorar as emissões de carbono em todas as áreas de atividade. A este respeito, lançámos iniciativas várias incluindo trabalho remoto, Zero Email TM, gestão energética de edifícios e auditorias de carbono. Além disso, a Atos desenvolveu soluções sustentáveis para ajudar os clientes a gerir o desempenho sustentável como Carbono Zero, Cloud Computing, Smart Grid e Zero Email e colaboração social».

admin

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago