Categories: EmpresasNegócios

impressão ecológica domina agenda das PMEs

A sustentabilidade ambiental encontra-se no topo das preocupações das PMEs europeias, com 46% das pequenas e médias empresas a admitirem que o consumo de energia é um dos principais fatores de avaliação na escolha dos seus equipamentos de impressão, revela um estudo da IDC sobre “As Opções de Compra das PMEs para uma Impressão Profissional mais Inteligente ”.

Segundo este estudo da IDC, a redução do consumo energético é uma das principais prioridades das PMEs na Europa, a par da procura por soluções que ofereçam programas de reciclagem eficientes para hardware e consumíveis, da utilização de papel reciclado e da redução do tamanho das embalagens.

 

“Não há dúvida que as PMEs estão a esforçar-se para imprimir de forma ecológica, melhorando o seu desempenho ambiental à medida que reduzem os custos”, salienta Terry Laidlaw, Diretor-geral da OKI Europa patrocinador deste estudo.

 

Esta caminhada ecológica deverá acentuar-se logo no início de 2013 com a entrada em vigor da Diretiva europeia que obriga todos os equipamentos eletrónicos comercializados após essa data a disporem de um modo “auto off”, desligando-se automaticamente após um período de inatividade.

 

“A redução do consumo energético tem consequências financeiras positivas – defende Terry Laidlaw – e a OKI, tal como outros fabricantes, tem aumentado os seus esforços para reduzir o impacto ambiental da impressão”.

 

De igual modo, as opiniões recolhidas pela IDC junto dos responsáveis de TI das empresas confirmam que a utilização destes novos equipamentos permite uma redução de 30% no consumo de energia e de 20% na utilização do toner, face aos seus antecessores. “Apostar em novos equipamentos significa também recuperar a prazo esse investimento, em virtude da diminuição dos custos de impressão”, conclui o Diretor-geral da OKI Europa.

 

Política ecológica nas TI

 

As funcionalidades ecológicas são atualmente uma condição indispensável para a decisão de compra, com 61% dos responsáveis pelos departamentos de TI a confirmarem que a preferência por equipamentos com características como o duplex e o baixo consumo energético fazem parte da política ambiental das suas empresas. Semelhante importância é atribuída à reciclagem de consumíveis, ao comportamento dos colaboradores e à reputação das marcas.

 

O espaço disponível é outra condicionante da decisão de compra. “Em resposta a este problema, os equipamentos A3 da OKI, que em tamanho são muito semelhantes aos anteriores modelos A4, representam uma opção fiável e versátil, apresentando-se como uma mais-valia para as empresas que dispõem de pouco espaço”, destaca Terry Laidlaw.

admin

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

5 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

6 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

7 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

2 semanas ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago