A Schneider Electric acaba de lançar o EcoBreeze, uma solução modular de arrefecimento que faz troca de ar através de um processo evaporativo indireto. Cada vez mais há urgência em reduzir o consumo de energia, melhorando a eficiência e potenciando a poupança, pois os centros de dados vão sendo progressivamente maiores e as companhias de energia locais colocam restrições pesadas na capacidade dos centros de dados para extrair mais potência das redes.
“O EcoBreeze não só fornece múltiplas formas de economizar no ar, como o seu design modular permite à unidade a adaptação a futuras necessidades de arrefecimento do centro de dados. Estas funcionalidades, aliadas ao facto de a unidade utilizar ar exterior e de escolher automaticamente o modo de arrefecimento mais eficiente, diferenciam o EcoBreeze das outras soluções de arrefecimento”, explica Pat Johnson, Vice Presidente da unidade de Rack and Cooling Solutions da Schneider Electric.
O EcoBreeze foi concebido de modo a reduzir o consumo de energia e aproveitar as diferenças de temperatura entre o ar exterior e interior. A solução possibilita a mudança automática de ar-ar, para fornecer arrefecimento aos centros de dados de uma forma mais eficiente.
O EcoBreeze implementa de múltiplos modos de poupança em cada módulo. A unidade, localizada fora do perímetro do centro de dados, tira partido do clima local, e pode alternar automaticamente entre duas formas de arrefecimento económico: a Troca térmica ar-ar e a Troca térmica indireta evaporativa. O EcoBreeze é a primeira solução do mercado que evita que o ar exterior entre em contacto com o ar do centro de dados, independentemente do modo em que esteja (ar-ar ou evaporação indireta).
Ambas as estratégias de arrefecimento económico utilizadas pelo EcoBreeze maximizam as condições climáticas locais, para assegurar a melhor e mais eficiente forma de arrefecimento ao longo do ano. O sistema tem um sistema de refrigeração proporcional R410a, bem como um sistema integrado de tratamento de água, respondendo às preocupações ambientais associadas a alguns sistemas de refrigeração.
O EcoBreeze está disponível em módulos individuais de 50 kW, que podem ser agrupados em até 4 módulos (200 kW) ou oito módulos (400 kW) de arrefecimento sensorial, sendo possível aumentar a capacidade de arrefecimento em qualquer altura, à medida que o centro de dados precisa de crescer.
A modularidade permite também redundância ao nível da “frame”, e assegura a disponibilidade do sistema mesmo em intervalos de manutenção e de outros serviços. Potência, água, distribuição do fluxo de ar e comunicações estão centralizadas na “frame”, simplificando os requisitos de instalação. À medida que a unidade é colocada fora do perímetro do centro de dados, o EcoBreeze liberta o centro de dados, dando aos gestores destas infraestruturas mais espaço para aumentar a capacidade das mesmas sem necessidade de alocar mais espaço para unidades de arrefecimento adicionais.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…