Categories: EmpresasNegócios

Óbidos quer criar protótipo de veículos elétricos em parceria com o MIT

“Já temos os instrumentos financeiros aprovados e aguardamos apenas a aprovação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) para poder avançar com o projeto no próximo ano”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria.

A proposta de utilização de veículos elétricos na vila de Óbidos, surgiu no âmbito de uma parceria entre a autarquia local, a faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e o MIT, em que alunos e professores das duas universidades foram convidados a apresentar projetos para o desenvolvimento de uma comunidade sustentável e criativa.

O projeto de um dos alunos do MIT, apresentado o ano passado, apostou na criação de uma rede de veículos elétricos, de pequena dimensão, adequados às ruas estreitas da vila medieval de Óbidos, e que pudessem ser utilizados pela população, a partir de várias 'estações', em sistema de aluguer.

“Isso levou-nos a encetar o projeto paralelo [a esta parceria] com o MIT, no sentido de alguns especialistas passarem algum tempo em Óbidos, a desenvolver um protótipo português, que possa depois ser construído por empresas portuguesas, em vez de importarmos este tipo de carros de outros países”, explicou Telmo Faria.

O projeto orçado em um milhão de euros (candidatado a fundos comunitários através da rede ECOS), é apenas um dos vários desenvolvidos no âmbito da parceria que resultou numa exposição de todos os trabalhos, inaugurada na sexta-feira à noite.

As propostas dos alunos contemplam soluções de ordenamento territorial e mobilidade urbana para todas as freguesias do concelho(A dos Negros, Amoreira, Gaeiras, Olho Marinho, Santa Maria, São Pedro, Sobral da Lagoa, Usseira e Vau) que, de acordo com Telmo Faria, “poderão vir a ser incluídas na revisão do Plano Diretor Municipal “que a autarquia espera ter em fase de consulta pública no primeiro semestre de 2012.

A reflexão pública dos projetos iniciou-se na sexta-feira, com a apresentação das soluções propostas pelos alunos para a freguesia de S. Pedro (que inclui a vila muralhada) e vai prolongar-se até janeiro, incidindo, quinzenalmente, numa freguesia diferente.

admin

Recent Posts

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

15 horas ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

2 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

3 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

1 semana ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

1 semana ago