Ice Bucket Challenge chega aos telemóveis

Tudo começou quando a Samsung decidiu colocar o seu Galaxy S5 a participar nesta campanha, publicando um vídeo em que se ouvia a voz do próprio aparelho dizer as frases do costume neste tipo de vídeos e, no final, desafiar o iPhone 5S, o HTC One M8 e o Nokia Lumia 930.

Já todos vimos várias pessoas, umas mais outras menos famosas, participarem do Ice Bucket Challenge, dos banhos gelados, dos banhos públicos, como quisermos chamar-lhes. Alguém publicas nas redes sociais um vídeo em que despeja um balde de água gelada sobre a cabeça, chamando a atenção para uma causa e pedindo um contributo. Mas até há uns dias atrás, ainda não tínhamos visto um telemóvel fazê-lo.

Até que a Samsung resolveu inovar nesta matéria e aproveitar a onda. Colocou um vídeo, no seu canal do YouTube em que o Galaxy S5 anunciava ter entrado na campanha e feito um contributo para a MND Association. No final, como é hábito nestes casos, lançava desafio a três novos participantes: o iPhone 5S, o HTC One M8 e o Lumia 930 da Nokia.

Muitos viram esta ação como uma forma de provocar a Apple pelo fato de o iPhone não ser à prova de água. Os outros dois desafiados são, embora não tenham a mesma resistência do S5 que pode ficar submerso por até 30 minutos.

Bem, mas a verdade é que o Lumia e o One até já responderam ao desafio. O canal do YouTube S Channel publicou também um vídeo em que mostra os dois telemóveis a realizarem o desafio do balde de gelo. E passaram com distinção pois permanecem a funcionar sem problemas. Espera-se agora pela reação da Apple que pode até nem surgir, como é natural.

Publicidade extra, concorrência saudável ou apenas solidariedade e vontade de ajudar o combate a uma doença grave? O fato é que este tipo de desafios continuam a reproduzir-se, um pouco por todo o mundo, e há notícias de que já foram angariados vários milhões de dólares.

Ontem, a ALS Association anunciava já ter arrecadado 62,5 milhões de dólares este ano, sendo que no ano anterior não ultrapassara os dois milhões e meio. O grande reforço da campanha, este ano, terá sido Mark Zuckerberg que participou, teve milhões de visualizações e ainda desafiou Bill Gates que também aceitou o desafio.

Não se sabe exatamente quando surgiu o Ice Bucket Challenge. A versão mais próxima do oficial é a de que terá surgido na sequência do envolvimento do antigo jogador de baseball Pete Frates, que vivia com a doença desde 2012 e tem ajudado a ALS juntamente com a sua família. Esta iniciativa atraiu outras estrelas do desporto norte-americano e assim terá começado o viral.

O desafio tem sido usado maioritariamente para angariar dinheiro para a ALS mas os participantes podem escolher a associação a apoiar. A Samsung, por exemplo escolheu a MND, congénere britânica da ALS. Em Portugal tem sido escolhida a APELA – Associação Portuguesa para a Esclerose Lateral Amiotrófica.

Bruno Ribeiro

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago