Mobile ticketing da Ericsson
O sistema é conveniente para os passageiros, uma vez que o telemóvel é tudo que precisam fazer um pagamento e o custo é depois cobrado na sua conta, pelo que não é necessário usar nenhum registo ou sistema de crédito.
O mobile ticketing representa um novo passo em direção à adoção em massa de m-c
A Azienda Trasporti dell’Area Fiorentina (ATAF – autoridade para os transportes públicos de Florença, Itália) acaba de lançar um serviço de mobile ticketing em parceria com a Ericsson e os operadores móveis TIM, Vodafone, Wind e 3 Italia. A Ericsson é o fornecedor da tecnologia mobile ticketing e dos serviços de integração de sistemas.
O serviço permite aos clientes desses operadores comprar bilhetes para os transportes públicos através de sms, sendo o custo cobrado na sua conta de telemóvel.
Através desta iniciativa, os operadores italianos estão a reforçar o seu compromisso para com o Mobile Pay, uma plataforma lançada em Maio de 2011 que visa fomentar a utilização de tecnologia móvel como um método de pagamento.
ATAF é a primeira administração de transportes públicos em Itália a implementar serviços de mobile payment. O sistema é conveniente para os passageiros, uma vez que o telemóvel é tudo que precisam fazer um pagamento e o custo é depois cobrado na sua conta, pelo que não é necessário usar nenhum registo ou sistema de crédito.
O mobile ticketing representa um novo passo em direção à adoção em massa de m-commerce, um conceito que transforma dispositivos móveis em carteiras móveis para fornecer um novo método de pagamento de bens e serviços.
Num estudo sobre preferências de serviços móveis, realizado pelo Politecnico di Milano (Universidade Politécnica de Milão), em Itália, 65% dos entrevistados afirmaram que estavam interessados em mobile ticketing.
A Ericsson é líder mundial em cobrança e faturação móvel, com mais de 1,6 mil milhões de subscritores a utilizar as suas soluções.
Antes do Mobile World Congress 2012, realizado em Barcelona, Espanha, a Ericsson lançou a sua nova série de soluções e serviços m-commerce, desenvolvidas para a acelerar o acesso e a interligação entre o ecossistema m-commerce emergente e o mundo financeiro para acelerar a próxima geração de serviços financeiros móveis.