150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação e desenvolvimento tecnológico.

A Fundação Amélia de Mello (FAM) e a COTEC Portugal anunciam a abertura das candidaturas para atribuição da Bolsa Jorge de Mello – Indústria e Inovação, destinada a apoiar projetos de investigação com elevado potencial de transformação do setor industrial português.

No valor de 150 mil euros, a Bolsa visa estimular o desenvolvimento de projetos de investigação com elevado mérito científico em contexto empresarial e com potencial criação de valor económico.

A iniciativa surge da vontade da FAM em consolidar o seu compromisso social e de, simultaneamente, apostar num modelo de apoio à investigação em Portugal com uma orientação mais próxima das necessidades atuais da indústria e visando o fortalecimento da competitividade económica nacional.

A Bolsa Jorge de Mello – Indústria e Inovação vem, assim, reforçar o elo entre a ciência e o mercado, apoiando projetos de maturidade tecnológica ainda embrionária e em fase de prova de conceito, e que demonstrem clara aplicabilidade prática e impacto no setor empresarial.

O desenvolvimento da competitividade da economia portuguesa exigirá um aumento significativo do número de empresas capazes de utilizar a inovação tecnológica e industrial na eficiência de processos, melhor desempenho tecnológico e ambiental de produtos e, consequentemente, maior produtividade, e criação de emprego de maior valor.

Nesse sentido, a Bolsa Jorge de Mello irá apoiar o empreendedorismo científico no âmbito de projetos de investigação que considerem grandes desafios industriais e que contribuam para a competitividade das empresas, a sua internacionalização e sustentabilidade.

Os projetos candidatos devem ser conduzidos por investigadores em Portugal, em colaboração direta com empresas dos setores industrial ou agroindustrial.

Deste modo, a iniciativa procura unir empresas e instituições de investigação e desenvolvimento tecnológico, promovendo a multidisciplinariedade e o enfoque na ciência aplicada à inovação tecnológica, bem como partilhar o risco associado ao investimento necessário desde a criação da ideia até à sua implementação no mercado.

Na opinião de Manuel Alfredo de Mello, vice-presidente da FAM “a criação da Bolsa Jorge de Mello – Indústria e Inovação é um marco no compromisso da Fundação Amélia de Mello com a inovação sustentável e com o futuro do setor industrial português. Esta bolsa não só apoia o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, com impacto direto na competitividade das empresas, mas também presta uma homenagem profunda ao espírito visionário de Jorge de Mello, cuja dedicação à inovação moldou a indústria em Portugal”.

“A prosperidade de Portugal enquanto economia competitiva depende, em larga medida, da nossa capacidade de conjugar a geração de conhecimento científico com as necessidades concretas do tecido empresarial. A Bolsa Jorge de Mello – Indústria e Inovação assume um papel central neste esforço, ao promover uma colaboração direta entre investigadores e empresas, impulsionando o desenvolvimento de soluções tecnológicas com aplicabilidade prática e dirigidas ao mercado global,” sublinha Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal.

Esta é uma das três novas bolsas promovidas pela FAM em homenagem a figuras centrais da Família José de Mello, cujo papel e visão marcaram o tecido empresarial português. É o caso, também, da Bolsa José Manuel de Mello – Empreendedorismo (2024) e da Bolsa Amélia de Mello – Inovação Social (2026).